Bom Dia, Seja Bem-Vindo(a)!

Casa de Moradia Assistida – AJMJ

Atualizado em 22/03/2022

A Casa de Moradia Assistida é um projeto criado pela AJMJ para acolher e servir de moradia temporária para amigos acolhidos da situação de rua pelo Anjos da Cidade, e recém-saídos de clínicas de reabilitação para apoiá-los em suas novas trajetórias de vida e transformação pessoal. Dispõe de dormitório coletivo, sala de estar e de jantar, banheiro, cozinha e uma área externa para lazer.

Todos os residentes são acompanhados pela psicóloga da AJMJ, Teresa Tavitian que também acompanha e atende os amigos que ainda estão nas clínicas parceiras em sessões semanais por videochamada. Já os residentes participam de atividades semanais divididas no “Grupo Sentimentos” e “Grupo Arte Terapêutico” que alia terapia e arte.

1. Da esquerda para direita, os atuais residentes da Casa de Moradia Assistida da AJMJ: em pé – sr. Wilson, Altair, Luis Fernando e Tibiriça, sentados – Valmiro e Rodrigo e ao centro Teresa Tavitian.

2. Comemoração especial do aniversário da nossa presidenta do Núcleo AJMJ Taubaté, Helo Damy

3. Reunião do “Grupo Arte Terapêutico” com os atuais residentes da AJMJ.

Além disso, no período em que estiveram nas clínicas, a Associação proporcionou aos amigos tratamento dentário e assessoria jurídica, que continua nos casos necessários. A Casa oferece ainda acompanhamento psiquiátrico e transporte diário em carro próprio, para reuniões dos residentes nos grupos de Narcóticos e Alcoólicos Anônimos. E duas vezes por semana, sessões coletivas de fisioterapia.

Também são fornecidas todas as alimentações diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar) e ainda marmita para quem já está trabalhando externamente. 

O encaminhamento de nossos amigos de acordo com a vocação para uma ocupação laboral é outra forte atuação da AJMJ, que também absorveu como colaborador, além de morador, o sr. Wilson na função de cozinheiro e responsável pela lavanderia, assim como o sr. Altair, como auxiliar de serviços gerais. Dois outros residentes foram recolocados no mercado de trabalho e farão cursos custeados pela Associação de cuidador de idosos e bartander.

RESULTADOS:

Em 2021: Foram acolhidos 8 amigos em processo de recuperação, após internação em clínicas parceiras, alguns já fortalecidos seguiram seus caminhos, novos chegaram e atualmente 10 residem na Casa. 

Em 2022: a Casa tem capacidade para atender 28 amigos em processo de recuperação.

Voltar