Bom Dia, Seja Bem-Vindo(a)!

Canal Rede Bom Jesus

Atualizado em 20/03/2022

Projeto social da Associação Josefina Maria de Jesus qualifica jovens para o mercado audiovisual em Tremembé/SP

A iniciativa é uma parceria da AJMJ com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé e estreou nova programação do canal de TV em  novembro

A Associação Josefina Maria de Jesus (AJMJ) investiu na estruturação de um canal de TV pela internet a “Rede Bom Jesus” em parceria com o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé e  tem a missão de levar o evangelho, mas também formar, capacitar e oferecer oportunidade a adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o mercado audiovisual. Todos os participantes já recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 600,00.

As atividades da “Rede Bom Jesus” com os bolsistas iniciaram no dia 20 de agosto de 2021, com a inauguração dos estúdios no salão paroquial do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, cujo pároco é o Padre José Vicente e o vigário paroquial, Padre Álvaro Mantovani. Na ocasião, também foi realizada uma Missa Campal e procissão luminosa com a imagem do Senhor Bom Jesus, momento de louvor e subida da imagem.

A AJMJ fornece todos os equipamentos audiovisuais, realiza a manutenção dos estúdios e disponibiliza os profissionais responsáveis pela formação e acompanhamento dos jovens bolsistas, o pagamento das bolsas auxílio, o que permite a “Rede Bom Jesus” realizar a produção de conteúdos, gravação de matérias e programas, transmissão das missas e demais atividades do Santuário.

A seleção dos bolsistas para participação  no projeto em 2021 realizou-se em maio, pelo Pároco Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, Padre José Vicente junto com a Associação Josefina Maria de Jesus e dois profissionais da Rede Bom Jesus, um da área técnica e outro de produção. Os critérios de seleção foram o perfil socioeconômico familiar, idade, e interesse pelo projeto. Esse é um projeto pioneiro na Basílica do Bom Jesus, sem precedentes e é a primeira vez que contrata jovens para o aprendizado profissional. “A Rede Bom Jesus veio para somar ao trabalho da Basílica nas transmissões das celebrações, possibilitando a criação de novos conteúdos de evangelização. O ambiente digital amplifica o trabalho da Igreja, atinge mais pessoas, possibilita levar a mensagem do Evangelho a um ambiente que possui muita informação e, por isso, precisamos mostrar o amor de Jesus por meio desses canais. A participação dos aprendizes é uma forma prática de oferecer capacitação num trabalho que os jovens têm muito interesse e junto com o trabalho também oferecemos oportunidade de viver a espiritualidade”, destaca o Padre José Vicente.

O dia-a-dia dos aprendizes e estagiários da Rede Bom Jesus

Edição 2022

Em 2021, 12 jovens foram atendidos pelo projeto com recebimento de uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00 acrescentando agora 10 novos bolsistas que integram o projeto.

As inscrições em 2022 foram  realizadas na ACITRE (Associação Comercial Industrial de Tremembé) com participação de 44 jovens para o processo seletivo e o perfil socioeconômico critério decisivo de qualificação: residir em Tremembé, estar matriculado e frequentar o ensino regular.

O processo seletivo 2022 foi dividido em 3 etapas: a primeira, uma redação, em seguida, um vídeo de 1 minuto, ambas com apresentação da história de vida do candidato e a terceira, uma entrevista presencial com a coordenadora da Rede Bom Jesus de Tremembé, Márcia Loiola.

Como é a formação?

Os bolsistas são divididos em dois grupos, os aprendizes de 14 e 15 anos e os estagiários de 16 e 17 anos. Todos estão matriculados e frequentam o ensino regular, no contraturno do projeto social e o rendimento escolar é monitorado.

Os primeiros frequentam o projeto de segunda a sexta-feira das 14h às 18h, por um período de 6 meses, e os estagiários de domingo a segunda, das 14h às 19h, com uma folga por semana, durante um ano.

As atividades desenvolvidas pelos bolsistas são monitoradas por profissionais contratados pela Rede Bom Jesus, coordenados pela publicitária Márcia Loiola e as áreas de conhecimento são divididas em “produção” e “técnica”. Na produção, os participantes aprendem a elaborar pautas, realizam contatos com os entrevistados e convite para programas com plateia, elaboram textos para os apresentadores, providenciam elementos para cenários. Na área técnica, acompanham edição de programas, organizam os equipamentos de áudio e vídeo, realizam gravações externas e em estúdio.

Nova programação da RBJ

08h00 – Segunda feira – Programa semanal “Bom Dia Bom Jesus” com entrevista, música, mensagem e oração para começar todas as semanas com um conteúdo positivo.

15h00 – Diariamente – Transmissão da Missa

18h00 – Diariamente – Oração do Angelus

19h30 – Quarta-feira – Programa semanal “A Caminho do Céu”, programa de entretenimento e formação com perguntas e respostas sobre a Bíblia com oferta de um prêmio.

17h30 – Sexta-feira – Semanal “Jornal Boas Notícias” com o resumo das principais notícias da comunidade e atividades do Santuário Basílica do Bom Jesus de Tremembé.

16h00 – Sábado – Programa Semanal “Conversa na Praça”, entrevista exclusiva com um convidado para dividir sua história de vida inspiradora, seus aprendizados e ensinamentos.

SERVIÇO:

Rede Bom Jesus de Tremembé/SP

Sede: Salão Paroquial do Santuário Basílica Senhor do Bom Jesus de Tremembé/SP

Endereço: Praça Padre Luiz Balmes, s/n, CEP 12120-000 | Tremembé/SP

Telefone: (12) 3672 8593 e (12) 99173 6060 (Whatsapp)

Expediente: Márcia Loiola, coordenadora da RBJ

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 14h às 19h, somente.

Sugestão de pautas para a RBJ: redebomjesus06@gmail.com

Canal do Youtube da Rede Bom Jesus: Rede Bom Jesus

Instagram: @rede.bomjesus

Facebook: Rede Bom Jesus

(Nome de divulgação: Rede Bom Jesus)

Voltar